BAHIABRASILCULTURA E ENTRETENIMENTOSALVADOR

Confira a programação da festa de Iemanjá em Salvador neste domingo (02)

Festa tradicional acontece no Rio Vermelho no dia 2 de fevereiro.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS. Lavagem de Iemanjá
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Uma das festas populares mais tradicionais da Bahia, o Dia de Iemanjá, será celebrado no próximo domingo, 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Em 2025, a festa completa 103 anos e traz como tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”. A Prefeitura de Salvador, em parceria com a Colônia de Pesca Z1, é responsável pela organização do evento.

Entrega dos presentes e cortejos

A programação começa na madrugada de sábado (1º), à meia-noite, com a entrega do presente de Oxum no Dique do Tororó. No domingo, o presente principal de Iemanjá sai às 4h30 do Terreiro Olufanjá e chega à Colônia de Pesca Z1 às 5h, onde ocorre uma alvorada de fogos. O presente principal ficará no caramanchão até as 16h, quando será conduzido ao mar pelos pescadores até o Buraco de Iaiá, local a 3 milhas náuticas da costa.

Esquema de segurança reforçado

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) mobilizou cerca de mil agentes, incluindo policiais, peritos e bombeiros. O evento será monitorado pelo Sistema de Reconhecimento Facial e pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com apoio de 44 câmeras estrategicamente distribuídas. Uma Plataforma Elevada de Observação (POE) será utilizada para flagrar foragidos da Justiça.

Trânsito e interdições

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) organizará uma operação especial entre as 20h de sábado (1º) e 6h de segunda-feira (3). Haverá interdição total de várias ruas no entorno do Rio Vermelho, incluindo a Rua da Paciência, Largo de Santana e Largo da Mariquita. Desvios de tráfego serão implantados e a Zona Azul funcionará sob tarifa especial de R$ 20 por 12 horas.

Expectativa de grande público

Com uma programação rica em cultura e tradição, a expectativa é de que milhares de pessoas participem da celebração. O evento reforça a devoção a Iemanjá e destaca a relevância das manifestações culturais afro-brasileiras na Bahia.

Vitor Pavanelli

Jornalista e entusiasta de cultura pop, cinema e política. contatovitorpavanelli@outlook.com.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo